Confira abaixo os convidados e os temas das 03 CONFERÊNCIAS que serão realizadas no XXIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e XXIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.
Tema: Os isótopos na fronteira do conhecimento geoquímico e hidrogeológico
Conferencista: Ramon Aravena, University of Waterloo
Data: 13 de agosto de 2024
Horário: 10h30 – 11h30
Local: Auditório 01
Mini Bio: Ramon Aravena é professor emérito da Universidade de Waterloo (Canadá), e recentemente ganhador da prestigiada Medalha Vernadsky da Associação Internacional de Geoquímica (IAGC), por sua contribuição científica e trabalho em hidrogeoquímica isotópica, especialmente na América Latina, Canadá e os Estados Unidos da América durante décadas. O Prof. Aravena também é responsável pela formação de uma nova geração de cientistas em hidrogeoquímica aplicada.
Tema: “Os desafios da sociedade e da ciência no enfrentamento das mudanças climáticas globais”
Conferencista: Carlos Nobre, USP – Universidade de São Paulo
Data: 14 de agosto de 2024
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 01
Mini Bio: Um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Com graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT em 1983. Foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN-MCTI. Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de CTI. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais. E, também vem propondo a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia-AmIT.
Tema: “Avaliando a sustentabilidade dos recursos hídricos globais no contexto de extremos climáticos”
Conferencista: Bridget Scanlon, The University of Texas at Austin
Data: 15 de agosto de 2024
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 01
Mini Bio: Bridget Scanlon is a Research Professor at the Bureau of Economic Geology, Jackson School of Geosciences, The University of Texas at Austin. Her current research focuses on various aspects of water resources, including global assessments using satellites and modeling, management related to climate extremes, and water energy interdependence. She has authored ~ or co-authored ~180 publications. Dr. Scanlon is an AAAS, AGU and GSA Fellow and a member of the National Academy of Engineering.